domingo, 13 de fevereiro de 2011

Vida paradoxal.

"É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas." (O Pequeno Príncipe)

Essa frase faz refletir sobre algumas coisas. Uma delas é que simplesmente não podemos evitar os perigos em nossa vida. Viver é um risco e isso é irrevogável, não há como mudar essa condição de existir do ser humano. É preciso coragem na caminhada. A imprevisibilidade dos fatos é constitutiva do viver humano.

Outra questão interessante é que diante da constatação das incertezas do viver não podemos nos paralisar. É necessário seguir; ultrapassar o medo. Para saber o verdadeiro significado de ser feliz é preciso, ás vezes, mergulhar-se na imensidão da infelicidade. Somente dessa forma poderá perceber o quanto essa ambivalência de sentimentos é importante para compor de maneira significativa a vida.

O valor de uma existência não se mede pela quantidade do tempo e sim, pela qualidade. Preservar-se pode até prolongar sua vida, mas isso não quer dizer que a terá vivido. Alias, esconder-se não garante nada, pois o inevitável baterá a sua porta sem marcar horário. Por incrível que pareça, existem muitas pessoas que morrem sem nunca terem vivido. Nunca experimentaram o sabor de viver, as graças e as desgraças que dão um colorido único ao nosso existir. O que nos diferencia são as diversas experiências que vivenciamos e o que delas apreendemos, e não, por quanto tempo ficamos de passagem aqui na terra.

Só podemos nos conhecer a partir do momento em que nos lançamos. Somente se relacionando com o mundo e com os outros é que vamos ter "material" para analisar nosso Eu. Manter-se fora desse ciclo não irá permitir a atualização de suas potencialidades e nem o contato com o que há de mais peculiar em si . É de fundamental importância refletir sobre as nossas experiências para, só então, refletir sobre nós mesmos. Não há Eu sem Tu e nem Tu sem Nós. Viver significa envolver-se, e envolver-se significar lidar com o imprevisível, e o imprevisível é o que dá a vida um formato único e irresistível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O céu que arde na terra.

Celeste nasceu em noite estrelada. Filha única de um casal maduro que já havia perdido a esperança de procriar. Celeste nasce como um milagr...