domingo, 2 de abril de 2017

Sobre ansiedade ...

A ansiedade me aponta para o futuro e seus riscos. A ansiedade me aponta para o futuro e meus receios. A ansiedade revela meus desejos e meus medos. Temo a ansiedade quando ela tenta me impedir de tentar e , de repente, me percebo aprisionado nas diversas possibilidades de fracasso e não consigo enxergar que há também chances diversas de sucesso. Fico estressado quando a ansiedade me faz esquecer do quanto eu sou capaz de lidar com as adversidades. Futuro não é certeza. Futuro não está pronto. Eu posso construir. Na verdade estou em reforma o tempo todo. Fico triste quando não noto o quanto a vida segue em frente inevitavelmente e que eu posso, estou e vou caminhar sobre ela, pois não posso, não estou e não vou ficar parado. Eu ando e andei sobre minha vida. Fiz algumas escolhas que me levaram por caminhos tortuosos, as vezes por perder de vista o meu desejo ou porque simplesmente não dá pra saber exatamente onde nossas escolhas vão nos levar. A vida é desdobramento e uma grande dose de surpresa. Fico chateado quando tento de todas as maneiras prever e controlar as circunstâncias da minha existência. Gasto tanta energia fingindo ter o controle das incertezas do futuro. Acabo exausto e deito na cama assustado com as milhares de coisas que fantasiei, e que pior, acredito nelas como se fossem reais.

Ai, a ansiedade tira o meu sossego. Saio do centro. Se eu pudesse aceitar que o futuro ainda não existe e acreditar na minha capacidade de sobreviver aos infortúnios imprevisíveis, talvez assim, a ansiedade pudesse ser uma boa conselheira e não o meu carrasco.

Andreza Crispim
Psicóloga CRP 02/17314
Psicomotricista Relacional
@psicoterapiafalemais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O céu que arde na terra.

Celeste nasceu em noite estrelada. Filha única de um casal maduro que já havia perdido a esperança de procriar. Celeste nasce como um milagr...