É difícil encarar os variados fatos que ocorreram para as coisas estarem como estão. Olhar para trás e perceber que esse caminho já estava sendo trilhado sem você se dá conta de onde ele levaria não é algo fácil de ser realizado. Talvez até soubesse das consequências de cada passo, porém preferiu continuar sem muitas reflexões. E agora, quando você se depará com tudo aquilo que temia, porém sempre caminhou em direção a isso, se pergunta "como foi que aconteceu?".
Em primeiro lugar não aconteceu. Todas as suas escolhas e decisões te encaminharam para esse momento. Você participou de cada detalhe. Você não é vitima. Você não é algoz. Repense sua história, a nossa história e veja como tudo estava antes e me diga agora como foi que aconteceu. Consegue notar a relação?
Talvez tivesse intenções diferentes. Não sei. Nossa vida é uma teia que nos uni aos outros e a nossa própria história. Não há como escapar da responsabilidade para com sua vida. Com isso, não pergunte como as coisas aconteceram e sim, como elas foram feitas. Pare um pouco e respire, as vezes é necessário mergulhar fundo nas lembranças para encontrar algumas explicações e até mesmo um ponto que te dará força para enfrentar os obstáculos.
Contudo, nada adiantará vasculhar o passado se não estiver disposto a aplicar todo o aprendizado na construção de um futuro mais agradável. É preciso ter força para mudar, pois isso significa reconsiderar as diversas decisões que já foram tomadas e reavaliar suas atitudes tendo consciência de seu papel para consigo mesmo. Existe ainda oportunidade. Não será fácil. Não será rápido. Será um trabalho solitário, porém possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário