quarta-feira, 15 de maio de 2013

Eles crescem ...

Estava conversando com uma amiga sobre como ela está feliz com seu novo relacionamento. Após tanto tempo ela está namorando alguém que lhe faz muito bem e o quanto isso tá sendo mágico. Não pude olhar nos seus olhos, pois estávamos falando pela internet e ela está na Irlanda, mas sabe quando você sente que o outro está transbordando? O brilho dos olhos dela atravessou o oceano e me encontrou.

Então, comçei a pensar de como meus amigos estão crescendo. Construindo suas vidas. Batalhando. Hoje, somos adultos. Os assuntos não são mais os mesmos da infância. Falamos de nossos planos. De nossos encantos e desgostos. Conversamos também sobre bobagens, claro, porém sente-se que a maturidade traz um sabor diferente a essas coisas. 

Meus amigos estão colecionando conquistas e fracassos. Suas bagagens estão ficando mais pesadas. Alguns começam a arrumar outras, pois já preencheram aquela que os acompanhava desde a meninice. Ah, como é bom vê-los seguindo. Ver que estão se transformando. Meus olhos chegam a encher de lágrimas quando percebo o quando amadureceram e saber que ainda tem tanto para aprender.

Que coisa linda é poder observar o quanto seus amigos crescem. A passagem do tempo se faz visível e soberana. Vê-los seguindo me dá esperança no meu caminho. O percurso deles é o mesmo que o meu, só estamos indo para lugares diferentes, no entanto não distantes. Como é delicioso ouvir um amigo falando que conseguiu aquele emprego. O outro está fazendo um curso que é sensacional. A outra está noiva do cara. E tem aquela que está construindo uma linda família. 

Contudo, existe o outro lado. Dói vê-los falar de suas perdas. A dificuldade em encontrar um bom trabalho. O quanto está preocupado com seu emprego e o risco de perdê-lo. Que está difícil com seu amado. O convívio com a família é desgastante. Porém, existe algo nesses discursos que me deixa encantada, pois nas suas dificuldades percebo o quanto estão mudando, crescendo. Vejo-os subindo degraus, apesar de pensarem que estão caindo. É estranho, eu sei, mas é na dor que noto o quanto eles são adultos, alguns mais que outros. Meus amigos estão crescendo e veja só, eu também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O céu que arde na terra.

Celeste nasceu em noite estrelada. Filha única de um casal maduro que já havia perdido a esperança de procriar. Celeste nasce como um milagr...